Assessoria de Imprensa

A assessoria de imprensa é um dos instrumentos de Comunicação desenvolvido para as organizações, e insere-se nas atividades da área de comunicação. Ao contrário do que alguns equivocadamente pensam, a tradução do inglês Publicity não tem a ver com Publicidade, mas com assessoria de imprensa. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público e a imprensa.

Uma Assessoria de Imprensa trabalha para um assessorado, que pode ser um cliente particular ou uma instituição. Empresas, pessoas físicas como “personalidades públicas”, médicos, advogados, músicos e instituições e organizações como empresas estatais, autarquias, governos, partidos, sindicatos, clubes, ONGs, ou indivíduos, entre outros costumam utilizar serviços de assessoria de imprensa. O interesse pela assessoria, em geral, é determinado pela geração de informações de interesse público.

Para desenvolver este serviço trabalhamos lado a lado com os departamentos de comunicação e marketing das empresas, principalmente para a aprovação textos (press-releases) e para dar respostas rápidas às pautas e eventuais perguntas dos jornalistas.

Todas as divulgações seguem um ciclo de atividades chamadas de Ações. Essas ações seguem as seguintes etapas:

ciclo

Atividades envolvidas nas ações acima;

1.  Momento que são obtidas as informações junto ao cliente

2. Escreve a notícia que será destinada para imprensa

3. Envia o que foi escrito para o cliente, para ser aprovado

4. Após texto aprovado, este será divulgado os jornalistas

5. Contato telefônico com os principais jornalistas