Acessibilidade na reforma de museu

[ 2 ] Commentários

Cotidiano Robson Sampaio Folha da Cidade

O Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), na Boa Vista, fundado em 1862, será o primeiro museu do Recife a ter acessibilidade física, graças a um convênio com o Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro. As obras de reforma serão iniciadas, este mês, e contemplam, entre outras, a implantação de uma plataforma elevatória no prédio principal e acessibilidade comunicacional, através da capacitação de monitores para atender o grande público. O projeto tem produção executiva da Bureau de Cultura e Turismo. Vale dizer que a direção, a supervisão e a fiscalização de obras de preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico, são atividades da alçada exclusiva de arquitetos e urbanistas. A regulamentação, que inclui outras atividades, estão no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco e oficializada pelo CAU/BR em cumprimento à Lei 12.378/2010: <http://www.caupe.org.br/>.

“As obras de reforma serão iniciadas, este mês, e contemplam, entre outras, a implantação de uma plataforma elevatória no prédio principal e acessibilidade com monitores”.

O “efeito sonrisal”?
A Avenida Manoel Quirino, Maranguape I, em Paulista, está cheia de buracos e água suja acumulada, como mostra a foto do leitor Henrique Lotto. Segundo ele, o “efeito sonrisal” é evidente, pois não tem dois meses que a prefeitura fez o recapeamento de toda a via.

Tá parecendo – João Marcelo Tertuliano <https://www.facebook.com/joaomarcelo.tertuliano.5> critica a gestão do prefeito Geraldo Júlio: “Tá começando a parecer que, no tempo de João da Costa, o trânsito era melhor. Tira os secretários das cadeiras e vão para as ruas ver o caos e o prejuízo que esse trânsito nos causa”.

Corrida – O IASC será a entidade beneficiada com a arrecadação de alimentos que será feita, na inscrição da corrida (Eu Amo o Recife), amanhã, às 20h.

Frevo – Hoje é o Dia Nacional do Frevo e a Escola de Idiomas CNA oferece uma aula para as crianças em inglês, na Livraria Saraiva, do Shopping Recife, às 15. De graça.

Parto – Até o dia 22, acontece a Festa de Nossa Senhora do Bom Parto, Padroeira do Bairro de Campo Grande, com várias atrações e programação religiosa.

Meios-fios? – Hélio Galdino diz que, apesar de vários ofícios, a Prefeitura de Paulista não consertou a iluminação do poste nº AO41253, do Beco do 199, no Centro de Maranguape. “O ‘serviço’ dela é só pintar os meios-fios”, ironiza Hélio.

“Gerar… – A Prefeitura de São Bento do Una está implantando, ainda este mês, o Programa “Gerar Vidas” para informar, orientar e esclarecer as futuras mães quanto as principais questões que envolvem a gravidez.

…Vidas”- A iniciativa visa, através de cursos gratuitos, orientar as gestantes, além da assistência clínico-obstétrica. Serão abordados hábitos alimentares na gestação, alterações psicológicas, atividade física, tipos de partos e anestesias, amamentação, entre outros; Tel: 81.3735.0720.

Aprendizado – Jovens, de ambos os sexos, com idade superior a 14 e até 24 anos, e que estejam cursando regularmente o Ensino Médio, no turno da tarde ou à noite, podem participar do Projeto Jovens Aprendizes, oferecido pela Rota do Mar. Informações: (81) 3759.8300, Ramal 8359, e nandaleite@rotadomar.com.br

2 Responses to Acessibilidade na reforma de museu

  1. Wagner Froes disse:

    Muito interessante, é uma obra necessária.

  2. Layana disse:

    Muito bom Beto. Sem vocês jamais teríamos estes momentos registrados. Espero que a ABES tenha como armazenar este acervo para no futuro relembramos o nosso passado. As coisas boas que estamos fazendo Uma abração, Vitorio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favor preencher o campo abaixo; * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.